Home » Ciência, Destaque, Direito e Cidadania, Educação, Eventos, Notícias

UFPA realiza debate sobre “cura gay” e transexualidade

10 julho 2013 Nenhum comentário

A homossexualidade e a transexualidade são temas que costumam gerar muita polêmica e curiosidade. Para contribuir com o debate de questões que estão causando vários protestos na sociedade, como a “cura gay” e a retirada da transexualidade dos manuais de doenças mentais, o Laboratório de Psicanálise e Psicopatologia Fundamental da Universidade Federal do Pará realiza a Mesa-Redonda “A sexualidade, seus caminhos e a ‘cura gay” e a Conferência “A despatologização das identidades trans”. Os debates ocorrem, respectivamente, nos dias 11 e 12 de julho, às 19h, no Sindicato dos Bancários, em Belém.

“Cura gay” – “Sexualidade, seus caminhos e a ‘cura gay’”, que vai abordar o contestado projeto que defende o tratamento, por psicólogos, de pacientes que queiram “reverter” a homossexualidade, terá como palestrantes o psicólogo e psicanalista Paulo Roberto Ceccarelli, um dos autores da Resolução do Conselho Nacional de Psicologia que estabelece normas de atuação para os psicólogos em relação à questão da orientação sexual; e Diogo Monteiro, advogado da Comissão de Diversidade Sexual e Combate à Homofobia da OAB-Pará.

Transexualidade – “A despatologização das identidades trans”, que também será apresentada por Paulo Roberto Ceccarelli, vai tratar do movimento mundial de militância que luta para que travestis, transexuais e transgêneros não sejam considerados como doentes pela condição trans, retirando-os, assim, dos catálogos de doenças mentais.

“A UFPA está cumprindo o papel dela ao propor esse diálogo com a sociedade. São assuntos que têm gerado protestos nas ruas. Convidamos representantes dos movimentos de gays e travestis, pois é inaceitável a ideia de que um psicólogo pode tratar de alguém que não está doente”, ressalta a professora Ana Cleide Guedes Moreira, coordenadora dos debates.

Parceria – Os debates serão promovidos mediante uma parceria entre a Universidade Federal do Pará, a Comissão de Diversidade Sexual e Combate à Homofobia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Pará), a Comissão de Direitos Humanos da OAB, o Fórum de Mulheres da Amazônia Paraense (FMAP), a Marcha Mundial de Mulheres (MMM) e a Articulação Brasileira de Mulheres (AMB).

Serviço:
>> Palestra “A sexualidade, seus caminhos e a ‘cura gay’”
Data: 11 de julho
Horário: Das 19h às 21h
Local: Sindicato dos bancários, na Rua 28 de Setembro, 1210, no bairro Reduto, próximo à Doca, em Belém.
>> Conferência “A despatologização das identidades trans”
Data: 12 de julho
Horário: Das 19h às 21h
Local: Sindicato dos bancários, na Rua 28 de Setembro, 1210, no bairro Reduto, próximo à Doca, em Belém.

Fonte: UFPA