Home » Ciência, Cultura, Destaque, Eventos, Notícias

Livro sobre crossdressing no Brasil será lançado em São Paulo

10 novembro 2013 Nenhum comentário
A antropóloga Anna Paula Vencato estudou, em seu doutorado, um mundo pouco conhecido do público, inclusive do meio LGBT: a prática do crossdressing. O resultado desse trabalho se transformou no livro “Sapos e Princesas: prazer e segredo entre praticantes de crossdressing no Brasil”, que é lançado este mês pela Editora AnnaBlume, com uma roda de conversa entre a autora, Laerte Coutinho e duas integrantes do clube de crossdressing apresentado no livro, Patrícia Din e Márcia Rocha. O evento acontece dia 20 de novembro, das 16h às 19h, na Livraria da Vila, em São Paulo.
“Sapos e Princesas” mostra como o “vestir-se de mulher” é negociado pelos praticantes com suas famílias, amigos, outras crossdressers e aborda como esses homens vivenciam o estigma relativo à prática e o segredo para que mantenham o status em suas vidas cotidianas quando não estão “montados”.
Questões como manejo do estigma e o prazer de montar-se mulher norteiam o texto, de forma que suas histórias evidenciam que, antes de compreender crossdressers como “marginais” ou “desviantes”, é preciso entender como constroem uma vida dupla que coloca em xeque uma separação absoluta entre o que é desvio e o que é norma social.
Peter Fry, antropólogo orientador do trabalho de Anna Paula Vencato, assina a apresentação ao livro, na qual nos informa que “o leitor desavisado poderia se perguntar se crossdressers não eram travestis com nome inglês. Mas quando se trata da crescente diversidade de sexo/gênero, uma característica importante são as sutis distinções entre identidades em constante formação e fluxo. Esse livro revela que embora crossdressers, como travestis, se montam com roupas associadas às mulheres, a semelhança acaba aí. Muitos deles/delas têm esposas mulheres e, se desenvolveram uma série de comportamentos, etiquetas e valores que distinga uma identidade da outra, não menos complexos são os procedimentos para manter relativamente separadas as suas vida en femme (princesas) e de sapo.”
O livro, que faz parte da Coleção Queer da editora, tem a capa ilustrada pelo cartunista Laerte Coutinho, conhecido pela publicização de seu crossdressing.
Serviço:
Lançamento do livro “Sapos e Princesas: prazer e segredo entre praticantes de crossdressing no Brasil” (Ed. AnnaBlume, Coleção Queer)
Data: 20 de novembro de 2013
Horário: 16 às 19h
Local: Livraria da Vila
Endereço: Rua Fradique Coutinho, 915 – Pinheiros, São Paulo, SP
Contatos via e-mail: apvencato@gmail.com
Fonte: Assessoria da autora