Home » Cultura, Destaque, Entretenimento, Notícias

Espetáculo em Belém aborda relação materna e homossexualidade de filhos

25 setembro 2014 Nenhum comentário

A peça “Ao Vosso Ventre” volta aos palcos do Teatro Cuíra, em Belém, na próxima quinta-feira (25), às 20h. O espetáculo, que segue até domingo, é encenado por artistas paraenses e trata sobre homossexualidade e relação materna.

Assinada pelos jovens diretores Kauan Amora e Leonardo Bahia, a peça foi selecionada, no início de 2011, pelo Programa Jovens Encenadores, do Grupo de Teatro Universitário da Escola de Teatro e Dança da UFPA – GTU/ETDUFPA. A homossexualidade e a relação mãe e filho se tornam a discussão cênica central da peça, em que os personagens, ao longo de uma narrativa inversa, enfrentam seus medos e anseios e descobrem sua sexualidade.

A escolha de uma dramaturgia que é revelada de trás pra frente se deu por conta do próprio processo de criação do elenco. “Alguém disse que a história poderia ser contada de trás para frente, e imediatamente lembrei-me de um texto do Chaplin em que ele dizia que a vida acontece na ordem errada, que deveríamos ficar velhos, depois nos tornarmos cada dia mais jovens e morrermos em um lindo orgasmo”, disse Kauan.

A atriz Rosáurea Nascimento representa uma das mães na peça. Ela diz que a personagem retrata o lado dessas mulheres que nem sempre são tomadas pelo preconceito, mas pelo medo.

“Ela representa a mãe que ao descobrir a sexualidade do filho, se preocupa com o futuro dele e isso acontece desde o momento que ele está no ventre. É algo natural, maternal. O sofrimento dela, nessa relação, apenas outra mãe entenderia. É um tema delicado que não só o elenco, mas toda a equipe técnica busca retratar da melhor maneira”, detalha Rosáurea.

Serviço:

Segunda edição do Projeto Pauta Mínima apresenta espetáculo “Ao Vosso Ventre”, com estreia nesta quinta-feira (25), com reapresentação na sexta, sábado e domingo, sempre às 20h, no Teatro Cuíra (Rua Riachuelo 524, esquina com 1° de Março). O ingresso custa R$ 10,00, com meia entrada para estudantes.

Informações: (91) 8337-6369 (Kauan Amora – Diretor do Espetáculo)

(91) 83018777 (Leonardo Bahia – Diretor do Espetáculo)

Fonte: G1 e Assessoria do espetáculo