Home » Destaque, Direito e Cidadania, Educação, Eventos, Notícias

Conselho de Psicologia Pará/Amapá sedia Roda de Conversa sobre Estado Laico e Diversidade Sexual

29 junho 2015 Nenhum comentário

(Arte: Lígia Bernar – Ascom CRP PA/AP)

Por Ádria Azevedo

O Grupo de Trabalho de Diversidade Sexual do Conselho Regional de Psicologia 10ª Região do Pará e Amapá promove, na próxima terça-feira (30), a Roda de Conversa “Estado Laico e Diversidade Sexual”, às 18h, no auditório do próprio Conselho, localizado na av. Generalíssimo Deodoro, 511, entre Antônio Barreto e Domingos Marreiros. As inscrições gratuitas podem ser realizadas por meio do link: https://goo.gl/7Cvmbm
A programação é uma alusão ao Dia Internacional do Orgulho LGBT, comemorado em 28 de junho, em memória da chamada “Rebelião de Stonewall”, que em 1969 reuniu lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais em uma agitação contra a repressão policial, em Nova Iorque.
A Roda de Conversa marca a retomada das atividades do Grupo de Trabalho (GT), sob a coordenação da psicóloga Lyah Corrêa. Para a profissional, a temática escolhida é estratégica na conjuntura atual do país. “Temos visto cotidianamente esses ataques à laicidade do Estado no Brasil e mesmo dentro da nossa própria profissão, com propostas como uma ‘psicologia cristã’. Por isso, é fundamental trazermos esse debate para os nossos profissionais e estudantes”, pontua.
O evento é aberto ao público e contará com a participação de três convidados, que mediarão a roda: a conselheira do CRP 10 PA/AP, Eunice Guedes, membro do GT de Laicidade e Psicologia do Conselho Federal de Psicologia (CFP), o advogado Diogo Monteiro, presidente da Comissão de Diversidade Sexual da OAB-PA e o estudante de Psicologia Rafael Ventimiglia, representando o Movimento LGBT estadual. Além de fomentar a discussão da temática, a atividade será um convite para os interessados participarem do GT, que voltará a ter reuniões periódicas a partir de agosto. A roda pretende ainda dar impulso para a criação do braço paraense do Movimento Estratégico pelo Estado Laico (MEEL), que em âmbito nacional é composto pelo CFP.

GT de Diversidade Sexual – O Grupo de Trabalho de Diversidade Sexual do CRP 10 PA/AP foi criado em julho de 2010, como encaminhamento dos Seminários Regional e Nacional de Psicologia e Diversidade Sexual, realizados naquele ano. A ideia era compor um coletivo para discutir as questões levantadas e assim criar referências técnicas para a Psicologia dentro da temática. Desde sua criação, o GT já realizou uma série de atividades, como exibição de filmes, mesas-redondas, palestras e participação no Comitê Gestor do Plano Estadual de Segurança Pública de Combate à Homofobia. Podem compor o grupo profissionais e estudantes de Psicologia, porém as atividades realizadas são sempre abertas ao público.

Serviço:
Roda de conversa “Estado Laico e Diversidade Sexual”
Data: 30/06/2015
Hora: 18h
Local: Auditório do CRP 10 PA/AP – Generalíssimo Deodoro, 511. Entre Antônio Barreto e Domingos Marreiros.
Evento aberto ao público. Inscrições: https://goo.gl/7Cvmbm
Haverá emissão de certificado online.