Home » Destaque, Direito e Cidadania, Eventos, Notícias, Saúde

Seminário em Belém discute (in)visibilidade de mulheres lésbicas e bissexuais

19 agosto 2015 Nenhum comentário

Por Ádria Azevedo – Redação Pará Diversidade

No dia 29 de agosto de 1996, aconteceu no Rio de Janeiro o I Seminário Nacional de Lésbicas, um marco para a organização de mulheres homossexuais e bissexuais no país, debatendo as especificidades de suas questões. A data foi, a partir daí, definida como o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, que busca chamar a atenção para as opressões sofridas pelas mulheres que se relacionam com outras mulheres, não apenas pela sociedade heteronormativa mas também dentro do próprio movimento LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais).

Para marcar a passagem da data em Belém, um grupo de militantes lésbicas e bissexuais promove nesta sexta-feira (21) o Seminário “(In)Visibilidade Lésbica e Bissexual: Feminismo, Direito e Saúde”, no Auditório Setorial Básico I da Universidade Federal do Pará (UFPA), a partir das 14h. Três mesas-redondas, compostas exclusivamente por mulheres, debaterão os eixos temáticos “Lesbianidade, bissexualidade e feminismo”, “Heteronormatividade e violência nas relações afetivas entre mulheres” e “Saúde das mulheres lésbicas e bissexuais”. Participam das mesas ativistas, professoras e pesquisadoras da temática.

Para Luana Mattos, uma das organizadoras, o seminário tem uma importância dupla para o segmento. “Essa é uma discussão pertinente não só para essas mulheres diretamente, em termos de empoderamento, mas para os profissionais que as atendem. Uma das mesas vai abordar, por exemplo, a assistência à saúde, âmbito em que percebemos o despreparo dos profissionais para lidar com suas questões. Visibilizar é, então, evidenciar sua realidade e seus direitos, favorecendo seu protagonismo”, explica a militante.

O evento é organizado por representantes da Associação de Livre Escolha Sexual de Ananindeua (Alessa), da Associação Brasileira de Lésbicas (ABL) e do coletivo Juntas!, além de ativistas independentes, e conta com o apoio do Conselho Regional de Psicologia Seção Pará/Amapá e do Diretório Central de Estudantes da UFPA. As inscrições custam R$ 5,00 e haverá emissão de certificados online.

Serviço:

Seminário “(In)Visibilidade Lésbica e Bissexual: Feminismo, Direito e Saúde”

Data: 21 de agosto de 2015

Horário: 14h às 18h

Local: Auditório Setorial Básico I da UFPA

Inscrições: R$ 5,00, por telefone (Anny Miranda – 99359-9113 / Nerllem Maschmann -98146-2235 / Carla Cardoso 98343-0815 / Adê Monteiro 98226-9488)

Informações: seminariolesbi@hotmail.com

Emissão de certificado online.

Contato para entrevista:

Luana Mattos – (91) 98189-2126