Visibilidade trans será tema de seminário em Belém
Uma comissão composta por órgãos do governo do Estado, Prefeitura de Belém, Fórum de Pessoas Trans do Pará e Movimento LGBT do Pará promoverá nesta sexta-feira (29), o I Seminário Estadual de Visibilidade Trans. O evento acontecerá no Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC), em Belém.
O seminário celebra o Dia de Visibilidade Trans, instituído em 2004 e lembrado desde então em todo o Brasil para estimular debates sobre temas como transfobia – discriminação relativa às pessoas transexuais e transgêneros, acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS) e acompanhamento para mulheres trans ou homem trans.
Com o tema “Eu tenho direito de ser quem eu sou”, o seminário tem o objetivo de trocar ideias sobre os principais problemas enfrentados pela população trans no Pará, a exemplo dos direitos fundamentais às políticas públicas e os desafios cotidianos enfrentados pelo grupo, como a aceitação social, visto que dados oficiais apontam que o segmento ainda é o que sofre mais violência entre a população LGBT no país, como aponta a mais recente pesquisa da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República. Segundo o relatório, denominado Violência Homofóbica, travestis e transexuais ainda são os mais vulneráveis às situações perversas, como calúnias, transtornos físicos e psicológicos e até assassinatos.
Segundo um outro relatório, desta vez divulgado pela ONG Transgender Europe (TGEU), o Brasil é o país que mais mata travestis e transexuais no mundo: ao todo foram mais de 600 mortes no período entre janeiro de 2008 e março de 2014. O Dia Nacional de Visibilidade Trans foi instituído há 12 anos, quando ativistas trans participaram pela primeira vez do Congresso Nacional, onde ocorreu o lançamento da campanha “Travesti e Respeito”, destinada a combater a transfobia no país.
Para reforçar as comemorações em torno do Dia da Visibilidade Trans, desde o início deste ano homens e mulheres trans têm usado a hashtag #MinhaPrimeiraTransfobia nas redes sociais para relatar episódios de preconceito e abusos relacionados à identidade de gênero. As inscrições para o seminário já estão encerradas desde o dia 22. “Felizmente tivemos uma grande adesão”, informou em sua conta no Facebook, a coordenadora de Políticas para Pessoa Trans do Movimento LGBT do Pará, Bárbara Pastana.
Serviço: I Seminário Estadual de Visibilidade Trans. Dia 29 (sexta-feira), a partir das 9 horas, no Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC) – Avenida Almirante Barroso, 1765, entre travessas Angustura e Barão do Triunfo. Informações pelos telefones 4006-4279 (Coordenação Estadual de DST/Aids) e 98350-3878 (Bárbara Pastana).
Confira abaixo a programação completa:
Fonte: ORM News