Filme “A Garota Dinamarquesa” é tema de debate no Conselho de Psicologia, em Belém
A exibição do filme A Garota Dinamarquesa é tema do projeto CineMed-Psi, no auditório do Conselho Regional de Psicologia 10ª Região Pará/Amapá (CRP 10 PA/AP), em Belém, no próximo sábado (21), às 15h. O evento é realizado por meio de uma parceria entre CRP 10, Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) e International Federation of Medical Students Associations of Brazil (IFSMA), com o objetivo de combater a transfobia por profissionais da área da saúde.
O CineMed-Psi é aberto ao público, a inscrição pode ser feita na hora e local do evento. É solicitada a doação de material escolar para as pessoas interessadas em participar, que receberão certificados com a carga horária. Os debates serão facilitados por Bárbara Pastana, coordenadora de Políticas para Pessoa Trans do Movimento LGBT do Pará; Davi Miranda, do Coletivo de Homens Trans do Pará e George Pontes, psicólogo e residente multiprofissional em saúde Mental do Hospital de Clinicas Gaspar Viana.
“A intenção é de melhorar a relação de médicos com pessoas transgênero. É urgente levar essa discussão para os profissionais de saúde, pois atenderemos pessoas LGBT e assuntos que envolvem esses grupos não são discutidos durante a nossa formação”, comenta Fernanda Acatauassú, da coordenação do evento.
Para a presidenta do CRP 10 PA/AP, Jureuda Duarte Guerra, o profissional de saúde deve criar condições para todas as pessoas sejam atendidas com dignidade. “O Código de Ética da/do profissional da Psicologia diz que devemos ajudar na promoção dos direitos humanos. É isso o que fazemos quando combatemos a transfobia, e também formas de opressão”, analisa.
Serviço: CineMed-Psi com o filme “A Garota Dinamarquesa”
Data: 21 de maio, às 15h
Local: Auditório do CRP 10, em Belém (Av. Generalíssimo Deodoro, 511)
Inscrições no dia e local do evento
Entrada: doação de material escolar (não obrigatório)
Realização: CRP 10 e IFSMA Brazil/Cesupa
Fonte: CRP10