Home » Arquivo

Postagens em Entrevistas

Destaque, Direito e Cidadania, Entrevistas, Notícias »

[22 ago 2016 | Nenhum comentário | ]
Novo gerente de Proteção à Livre Orientação Sexual do Pará, Beto Paes fala sobre suas propostas

Por Ádria Azevedo – Redação Pará Diversidade
A Gerência de Proteção à Livre Orientação Sexual (GLOS) da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos do Pará (Sejudh) conta, desde o último dia 12, com um novo titular. Beto Paes, ativista LGBT com mais de 20 anos de atuação no estado, assumiu a pasta, a convite do secretário da Sejudh, Michel Durans, e com amplo apoio dos membros do Conselho Estadual da Diversidade Sexual (CEDS), entidade de controle social composta por representantes do movimento LGBT e do poder público.
A GLOS é …

Destaque, Direito e Cidadania, Entrevistas, Notícias, Política »

[23 maio 2016 | Nenhum comentário | ]
‘Impedir trans de usar nome social é violência’, diz psicanalista

O renomado psicanalista Joel Birman, autor de vários livros sobre o tema da diversidade sexual no Brasil e na França, considera uma “violência psicológica” a tentativa de proibir transexuais de usar seus nomes sociais, obrigando-os a manter os nomes de suas certidões de nascimento. O país passa por uma fase de retrocesso em relação à sexualidade, afirma ele.
Na última quarta-feira, dia 18, parlamentares de dez partidos protocolaram na Câmara dos Deputados um projeto para anular o decreto nº 8727, que permite que funcionários públicos da esfera federal usem seus nomes …

Destaque, Direito e Cidadania, Educação, Entrevistas, Notícias »

[23 abr 2016 | Nenhum comentário | ]
Primeiro negro trans a se formar na UnB fala sobre suas experiências

“Não importa a voz da pessoa, se ela tem barba ou não… Por que os outros não podem só chamá-la pelo nome que ela quer e tratá-la da maneira que ela deseja? Por que o corpo dela tem que corresponder à expectativa linguística do outro?” Marcelo Caetano tem 25 anos, mas nasceu em 2010. Foi batizado com nome de mulher, em Santos, em 1989, porque suas características físicas diziam que assim deveria ser. Mas, com o tempo, a alma disse outra coisa. Ela se sentia ele. Resolveu renascer. Ela escolheu …

Ciência, Destaque, Entrevistas, Internacional, Notícias »

[29 dez 2015 | Nenhum comentário | ]
Tecnologia que permitirá que casais homossexuais gerem filhos pode também ser usada contra LGBTs, afirma professora

Em fevereiro, pesquisadores de Cambridge anunciaram a descoberta de uma técnica para se produzir óvulos e espermatozóides a partir de células comuns de adultos. Esse processo – chamado de gametogênese in vitro (GIV) – tornaria possível que dois homens ou duas mulheres gerassem os gametas necessários para gerar um bebê, que poderia então ser gestado ou no útero de uma das mães, ou numa barriga de aluguel, no caso de dois pais homens.
Bastante otimistas, esses cientistas de Cambridge afirmavam que essa tecnologia estaria à disposição da população em dois anos. …

Destaque, Direito e Cidadania, Entrevistas, Notícias, Política »

[16 jul 2015 | Nenhum comentário | ]
Travesti paraense assume coordenação de secretaria federal

“Não me sinto inserida, me sinto excluída, mesmo ocupando um cargo como eu ocupo”. Esse é o desabafo de Symmy Larrat, a primeira travesti a ocupar a função de coordenadora-geral de Promoção dos Direitos LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. A paraense, de 37 anos, faz parte de uma minoria de trans que conseguiu superar os obstáculos do preconceito para estudar e ocupar um lugar no mercado de trabalho. Até se formar em comunicação social e chegar ao escritório político …

Entrevistas, Notícias »

[29 maio 2015 | Nenhum comentário | ]
Crossdresser, travesti, trans: Laerte fala sobre sexualidade

No passado, a cartunista brasileira Laerte Coutinho (63) chegou a se classificar como “crossdresser”, hoje se vê mais como travesti, mas no geral sente-se confortável em se afirmar como pessoa transgênero. Prefere ser chamada por “ela”, e começou a discutir o assunto no Brasil há mais de dez anos. Vai ao cabeleireiro e à manicure, se depila em casa e ressalta que a cirurgia de mudança de sexo não está em seus planos. “As pessoas fazem por sentir inadequação total com suas genitálias. Não é o meu caso.”
Em entrevista ao …

Destaque, Entrevistas, Notícias »

[12 maio 2015 | Nenhum comentário | ]
Thammy Miranda revela pela primeira vez: “Me identifico como homem trans”

Nos Estados Unidos, a representação dos homens trans ganhou força com o militante Chaz Bono, filho da cantora Cher. No Brasil um nome promete a repetir a façanha e dar visibilidade ao grupo na grande mídia: Thammy Miranda, filho da cantora Gretchen.
Mas desde que afirmou que passaria pela cirurgia de remoção dos seios (e não foi a mastectomia masculinizadora, entenda abaixo), Thammy continua sendo chamado de “ela” e parece não se importar – algo que não ocorre com outros homens trans.
Foi depois que uma entrevista cheia de equívocos a um …

Consumo e Mercado, Destaque, Direito e Cidadania, Entrevistas, Notícias, TV PaD »

[6 maio 2015 | Nenhum comentário | ]
Os bastidores de uma reportagem histórica – e sem bandeiras

Na última quinzena, uma capa com quatro executivos gays dominou as rodinhas. A boa notícia é que o burburinho, escrito pelo repórter Lucas Rossi, não ficou restrito ao nosso universo: alcançou relevância por fazer vir à tona a necessidade de que a vida pessoal dos homossexuais se equipare a de seus pares heterossexuais nas empresas nas quais funcionários vestem terno e gravata.
Intitulada Chefe, sou Gay, a reportagem de Exame concedeu – para além de seus personagens poderosos – um inegável selo de modernidade numa das maiores e mais sérias publicações …

Comportamento, Entrevistas, Internacional, Notícias »

[6 jan 2015 | Nenhum comentário | ]
Sexo com gordos: o último tabu gay?

Traduzido do artigo de Leon Acord para o site Huffington Post
Dan Oliverio é uma figura imponente. Com 1,82 m de altura e 100 kg de músculo, capaz de levantar 160 kg no supino, esse homem parece o irmão mais novo e mais atraente (e muito musculoso) de Jason Alexander.
Eu conheci Dan em 1999, quando ele me selecionou para o elenco de uma peça que ele estava dirigindo no teatro New Conservatory em San Francisco.
Uma noite, Dan comentou que gostava do novo Fusca da Volskwagen. Um outro membro do elenco brincou: “Só porque ele …

Destaque, Direito e Cidadania, Entrevistas, Notícias »

[23 nov 2014 | Nenhum comentário | ]
Pelo direto de ser

Na semana em que o estudante Marcos Vinícius Macedo Souza, de 19 anos, homossexual, morreu esfaqueado em frente ao Ibirapuera – o mais importante parque de São Paulo -, um levantamento com base nos números do Disque 100 revelou que a cada hora um gay sofre algum tipo de violência no Brasil. O criminoso não levou dinheiro, celular ou documentos de Marcos, o que reforça a hipótese de que o jovem tenha sido vítima de homofobia.
O País lidera o ranking mundial de assassinatos de homossexuais e uma pesquisa do Grupo …