Home » Arquivo

Postagens em Polícia

Destaque, Direito e Cidadania, Notícias, Polícia »

[28 dez 2016 | Nenhum comentário | ]
‘Foi homofobia’, diz engenheira que denuncia ter sido agredida por pastor em Belém

A Delegacia de Combate a Crimes Discriminatórios (DCCD) da Polícia Civil do Pará investiga uma denúncia de agressão por homofobia. Segundo os policiais, um pastor é suspeito de ter desferido tapas e socos contra uma mulher, que relata ter sido arrastada para dentro de uma igreja evangélica, em Belém.
O fato ocorreu no dia de Natal, após uma discussão envolvendo uma vaga de garagem. A engenheira da computação Thayana Mamoré relata que no domingo (25) procurou o pastor na igreja perto de sua residência para reclamar que ele havia estacionado em …

Destaque, Notícias, Polícia »

[21 out 2016 | Nenhum comentário | ]
Segundo Movimento LGBT, vítima de agressão em Belém é uma travesti de 16 anos

A vítima de espancamento na madrugada desta quinta-feira (20), na avenida Visconde de Souza Franco, centro de Belém, ainda não foi localizada. Mas de acordo com representantes do Movimento LGBT no Pará, ela é um adolescente de 16 anos e travesti. A ação foi praticada por taxistas da Cooperdoca e dois policiais militares estavam no local e observaram toda a agressão, sem intervir.
Segundo o morador do bairro, que gravou o vídeo e preferiu não se identificar, a vítima grita de dor. “Era uma 5h  quando eu acordei com os gritos …

Destaque, Notícias, Polícia »

[5 out 2016 | Nenhum comentário | ]
Coordenadora do movimento LGBT do Pará é vítima de transfobia junto com o filho

Bárbara Pastana, coordenadora de Política para Transexuais do Pará, foi vítima de transfobia nesta terça-feira (4), acompanhada pelo filho de apenas dois anos e meio. O caso aconteceu na Avenida Independência, bairro Val-de-Cães, em Belém.
Em entrevista ao DOL, Bárbara relatou como tudo aconteceu. “Todos os dias saio de casa (no bairro do Bengui) e levo o meu filho para a escola de bicicleta, na cadeirinha na frente. Hoje, um carro se aproximou e me acompanhou bem devagar. Eu continuei pedalando e quando notei, o motorista jogou o carro para cima de …

Destaque, Notícias, Polícia »

[20 ago 2016 | Nenhum comentário | ]
Travesti é morta e jogada de cima da passarela em Castanhal

Com requintes de crueldade, 16 LGBTs já foram foram assassinados por LGBTfobia no Pará, somente esse ano. O índice corresponde à média de 2 LGBTs mortos por mês, vítimas da violência e da intolerância. Os dados são da Delegacia de Crimes Discriminatórios e acompanhados pela Gerência de Proteção pela Livre Orientação Sexual da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). O caso mais recente foi registrado na madrugada de ontem (19), no município de Castanhal, na região nordeste do Pará. A travesti assassinada, identificada pelo prenome social de …

Destaque, Direito e Cidadania, Notícias, Polícia »

[8 jul 2016 | Nenhum comentário | ]
LGBTs paraenses pedem que homofobia vire crime

Enquanto não for aprovado um projeto de lei que torne a LGBTfobia crime com punição prevista no Código Penal, lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais continuarão sujeitos a todo tipo de violência. É dessa forma que pensam as lideranças LGBT no Pará, que trazem mais uma vez o debate à tona após o chocante assassinato do estudante paraense Diego Vieira, dentro do campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no último sábado, dia 2.
A morte do universitário já foi entendida pelas autoridades como crime de ódio e, para …

Destaque, Notícias, Polícia »

[3 jul 2016 | Nenhum comentário | ]
Conhecidos dizem que estudante paraense da UFRJ foi vítima de crime homofóbico

O estudante Diego Vieira Machado, de 30 anos, foi encontrado morto, na noite deste sábado (3), no campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Ilha do Fundão, zona norte da cidade.  Ele era morador do alojamento da instituição.
O corpo apresentava marcas de espacamento e estava sem roupas ou documentos. Policiais da Delegacia de Homicídio da capital fizeram a perícia no local e investigam o caso. A família do jovem é do Pará e foi avisada pela reitoria da UFRJ, que lamentou a morte. “A reitoria se junta aos …

Destaque, Internacional, Notícias, Polícia »

[15 jun 2016 | Nenhum comentário | ]
Ex-mulher diz que atirador de Orlando tinha tendências homossexuais

A ex-mulher do atirador de Orlando afirmou que ele “pode ser homossexual” e que deve ter alguma razão psicológica para o ataque à boate Pulse em Orlando. A declaração de Sitora Yusufiy à emissora americana CNN nesta terça-feira (14) joga nova luz sobre a relação de Omar Mateen com a comunidade gay.
A tese de uma possível homossexualidade de Mateen surgiu em vários jornais americanos, podendo complicar o processo para compreender os impulsos psicológicos que o levaram a cometer o pior ataque a tiros da História dos EUA.
De acordo com relatos …

Destaque, Internacional, Notícias, Polícia »

[12 jun 2016 | Nenhum comentário | ]
Americano filho de afegãos seria autor do ataque a boate LGBT em Orlando

Segundo a rede americana CBS News, o ataque à boate gay que deixou 50 mortos na madrugada deste domingo em Orlando, na Flórida, seria de autoria de Omar Mateen. Filho de pais afegãos, ele tinha 29 anos e possuía dupla cidadania (americana e afegã), segundo fontes da emissora. O suspeito era conhecido pelo FBI como possível simpatizante do Estado Islâmico. Antes do massacre, o atirador ligou para o serviço de emergência jurando lealdade ao EI.
Omar nasceu em Nova York e tinha um filho de 3 anos. De acordo com informações …

Destaque, Direito e Cidadania, Notícias, Polícia »

[21 mai 2016 | Nenhum comentário | ]
Políticas públicas voltadas a LGBTs abrem caminho para a cidadania

Algumas pessoas têm aversão a certos animais, outras a lugares e objetos. O problema é que tem gente com aversão a gente, por conta da orientação sexual ou identidade de gênero. É a já conhecida homofobia, agora denominada LGBTfobia, termo que abrange todos os segmentos da sigla LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais). A questão não afeta apenas a integridade física e psicológica de quem sofre com piadas de mau gosto, agressão e outros tipos de violência; atinge a dignidade humana e o direito de ser feliz.
No dia 17 …

Ciência, Direito e Cidadania, Educação, Notícias, Polícia, Política »

[20 mai 2016 | Nenhum comentário | ]
LGBTfobia é tema de programa na Rádio Web UFPA

No dia 17 de maio de 1990, a Organização Mundial da Saúde retirou o termo homossexualismo da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-10), que cataloga todas as patologias reconhecidas mundialmente. Assim, a orientação homossexual, que passou a ser chamada de homossexualidade, deixou de ser considerada uma doença.
Por esse motivo, desde então, o 17 de maio é o Dia Internacional de Combate à Homofobia, ou, mais recentemente, LGBTfobia – termo que abrange todos os segmentos da sigla LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais).
Esses foram alguns …