Home » Arquivo

Postagens em Comportamento

Artigos, Comportamento, Destaque, Notícias »

[26 nov 2016 | Nenhum comentário | ]
Eu queria ter sido um gay de 15 anos

Por Marcelo Elídio
Eu morro de amores quando estou na rua e passa por mim um casal gay com 15 anos de idade, de mãos dadas. Com 15 anos eu estava tão confuso, reprimido, tão entorpecido, solitário, com tanto medo e tão deprimido, que eu nem lembro direito da minha vida naquela época. Então eu acho lindo quando eu vejo esses casais: eles já estão esclarecidos o suficiente pra ter uma adolescência mais normal.
Nessa idade, quando você é um gay que não se descobriu 100% ainda, parece que sua vida acontece …

Comportamento, Internacional, Notícias, Saúde »

[22 jun 2016 | Nenhum comentário | ]
Belga pede autorização para eutanásia por não se aceitar gay

Um homem gay belga quer receber autorização legal para morrer. Para isso, argumenta que sofre psicologicamente por não conseguir aceitar sua sexualidade.
Identificado apenas como Sébastien, ele diz já ter pensado cuidadosamente sobre o momento em que sua vida chegará ao fim.
“No momento em que puserem o soro em minhas veias, para mim será apenas um tipo de anestesia”, afirmou o belga, de 39 anos, ao programa Victoria Derbyshire, da BBC.
A eutanásia é legal na Bélgica desde 2002. No ano mais recente em termos estatísticos, 2013, houve 1.807 casos no país, …

Comportamento, Cultura, Destaque, Direito e Cidadania, Notícias »

[22 jun 2016 | Nenhum comentário | ]
Corpo Transitivo: fanzine de Belém aborda diversidade sexual e de gênero

Corpo Transitivo é um projeto na área de comunicação, informação e reflexão sobre diversidade sexual e de gênero. O principal objetivo é visibilizar a voz de pessoas LGBTQI+ (lésbicas, gays, travestis, transexuais, transgêneros, queers, intersexuais e entre outras), abordando a diversidade sexual e de gênero de forma ampla. Atualmente, fazem parte do projeto: Lucas Wilm, Zhumar de Nazaré, George Pontes, Igor Sammy, Rodolfo Pereira e Victória Costa. Contribuíram para a primeira edição: Alexandre Almeida, Barbara Carolinne, Davi Miranda, Diana Brasílis, Elane Pantoja, Mílton Ribeiro e Suelen Moraes.
O projeto começou através …

Comportamento, Destaque, Notícias »

[12 jun 2016 | Nenhum comentário | ]
Dia dos Namorados: “Não tenho medo de expor que sou casado com uma travesti”, diz Rafael Dantas, marido da militante Geovana Soares

Em meio a tantos ataques, desencontros, ferveções, lágrimas, transfobia e problematizações, é possível também encontrar lindas histórias de amor. Encontros inspiradores, laços que superam as adversidades e a escolha permanente de estar, sentir e caminhar juntos. Às vezes, trata-se de um olhar diferente para quem está ao seu lado e, pronto, tudo muda.
É o caso do relacionamento da militante transfeminista Geovana S Soares, de 22 anos, e do pizzaiolo cis Rafael Dantas, de 21, que iniciaram o namoro depois de uma forte amizade e de uma paixão platônica. E que …

Comportamento, Destaque, Internacional, Notícias »

[1 mai 2016 | Nenhum comentário | ]
‘Não tenho desejo de fazer sexo com ninguém e isso não me incomoda’

Não é uma questão de celibato, mas sim de orientação. A assexualidade não é muito comum, mas é uma opção de vários homens e mulheres ao redor do mundo. No Reino Unido, estima-se que 1% da população seja assexual – como é o caso de Robin Dibben, de 24 anos.
“Simplesmente não sinto nenhum desejo de fazer isso e nunca senti”, diz ele.
“O mais perto que eu cheguei de fazer sexo foi quando um cara me convidou para o que ele descreveu como ‘se divertir’. Mas o meu corpo repeliu a …

Comportamento, Destaque, Direito e Cidadania, Notícias »

[15 abr 2016 | Nenhum comentário | ]
Campanha de valorização da diversidade prevê alteração de “família” no Dicionário Houaiss

Com a participação do público, o Dicionário Houaiss pode mudar a definição do verbete família para se tornar mais plural e fiel à realidade. A campanha Todas as Famílias, uma parceria entre a Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual do Rio de Janeiro, a Associação Brasileira de Famílias Homoafetivas e a agência de publicidade NBS, é uma resposta ao Estatuto da Família, projeto de lei aprovado na Câmara dos Deputados, no ano passado, que reconhece apenas o núcleo formado a partir da união de um homem e de uma mulher.
O material …

Ciência, Comportamento, Destaque, Direito e Cidadania, Internacional, Notícias »

[16 mar 2016 | Nenhum comentário | ]
Pesquisa diz que crianças trans reconhecem seu gênero na mesma época que as cis

Depois que uma criança trans de 9 anos ganhou no Brasil o direito de mudar a documentação, uma onda conservadora se fortaleceu. E questionou: “mas e se ela se arrepender?”, “como saber se ela é mesmo trans”, “existe criança trans?”.
Pois uma pesquisa da Universidade de Washington, da Universidade Stony Brook e da Organização de Gênero revela que a transgeneridade é tão natural quanto a cisgeneridade, que crianças podem discernir o próprio gênero. E que as pessoas trans se apropriam da identidade na mesma época que as pessoas cis.
Importante: Trans é …

Comportamento, Destaque, Direito e Cidadania, Notícias »

[18 dez 2015 | Nenhum comentário | ]
Edith Modesto cria grupo para investir na boa relação de pais e seus filhos trans

A escritora, terapeuta e especialista em diversidade sexual e questões de gênero, Edith Modesto anuncia com exclusividade ao NLUCON que criou o GPT – um grupo de pais de trans. A ideia é facilitar a aceitação e o convívio familiar entre pais e mães cisgêneros com seus filhos e filhas travestis, mulheres transexuais, homens trans e outras transgeneridades por meio da troca de experiências com outros pais de pessoas trans.
A iniciativa surgiu depois que Edith – que é conhecida e referência desde os anos 90, quando criou o Grupo de …

Ciência, Comportamento, Notícias »

[23 set 2015 | Nenhum comentário | ]
Estudo mapeia como funciona a cabeça de uma pessoa homofóbica

Por Carol Patrocinio
Antes de tudo é bom a gente definir alguns conceitos para falar a mesma língua durante todo o texto. Homofobia é a aversão a pessoas homossexuais. Ela não se manifesta apenas em agressões físicas, mas em posturas que temos no dia a dia. Achar que uma pessoa homossexual não pode trabalhar com crianças, por exemplo, é homofobia – já que ser gay e abusar de crianças são coisas muito distantes. Você pode acreditar que “prefere” não se relacionar fraternalmente com pessoas gays, mas essa preferência se baseia em …

Comportamento, Destaque, Notícias »

[23 jul 2015 | Nenhum comentário | ]
“Aprendi a aceitar meu filho gay num grupo de apoio”

Homem tem que ser homem e não boiola! Essa coisa de gay é falta de limite!” Era assim que meu ex-marido falava sobre homossexuais nos nossos encontros de família. Eu não gostava desse comportamento e chamava a atenção dele. Mesmo sabendo que falava de brincadeira, era agressivo e preconceituoso. Também presenciei casos de homofobia nas escolas em que trabalhei como consultora educacional e sempre repreendia os alunos que tinham esse tipo de atitude. Me considerava bem-resolvida em relação à homossexualidade, até que ela entrou na minha casa…
Pegamos conversas dele com …